Espaços de Refeição

Nesta terra de sorrisos afáveis, muitos são os locais onde o visitante poderá ter acesso a uma excelente refeição. É garantida simpatia no atendimento, para além de uma comida inesquecível.

Restaurante O Casarão

Rua 24 Junho,21 Formigal

Tel.: 239 508 157

3130-426 Vinha da Rainha

 Pastelaria Souredoce

  Pastelaria Almeidoce                                                                                                       

Café João J Simões Pedroso

 Rua Principal,54

Tel.: 239 587 112

3130-433 Vinha da Rainh

Ensopado de Borrego

 Ingredientes:

1 kg de borrego

1 kg de batatas

2 cebolas

4 dentes de alho

Salsa q.b.

Louro

Pimenta em grão

Cravo de cabecinha

Banha

Sal

Água q. b.

Vinagre

Fatias de pão

Colorau q.b.

 

Preparação:

Refoga-se a cebola com salsa, o alho, o louro e o colorau, o cravinho de cabecinha  e a pimenta, põe-se o borrego dentro, deixa-se guisar durante 1 hora e meia. Depois de estar guisado, deita-se-lhe um bocadinho de vinagre, guarnece-se com as batatas cozidas no próprio molho e fatias de pão.

Leitão

 Ingredientes:

1 leitão

Alhos pisados

Sal grosso

Pimenta

Banha

1 ramo de salsa

 

Preparação:

Depois de morto, coloca-se o leitão em água a ferver e raspa-se com uma faca, para lhe tirar os pelos. Abre-se o animal e retiram-se as tripas.

Lava-se novamente e, em seguida, deixa-se secar durante quatro horas. Enfia-se o leitão num espeto e, por dentro, barra-se com o preparado feito com a banha, os dentes de alho, o sal e a pimenta.

Cose-se o porco com agulha e fio de cozinha e mete-se no forno, colocando por baixo um recipiente para recolher a gordura que escorre.

O leitão deve ser retirado do forno com relativa frequência (de meia em meia hora) e passa-se um pano na pele, para limpar o excesso de gordura. Este processo vai levar a que o leitão fique com a pele dura e estaladiça.

O tempo de cozedura varia entre uma hora e meia a duas horas.

Depois de assado retira-se do espeto e serve-se com batatas fritas.

Arroz de Cabidela

 

Ingredientes:

 1 galinha caseira

Sangue da galinha

1 cebola

2 dentes de alho

Salsa

Azeite q.b.

Pimenta

1 kg de arroz

 

Preparação:

 

Corta-se a galinha aos bocados e leva-se a refogar com a cebola picada, o alho, o azeite, a pimenta e sal a gosto. Depois do refogado estar pronto, junta-se água e deixa-se cozer. Acrescenta-se depois o arroz e, ao levantar fervura, junta-se o sangue da galinha ao arroz e mexe-se de modo a ficar bem misturado. Deixa-se ferver até o arroz ficar cozido e serve-se bem quente. 

Lombo de Poco com Manteiga

 

Ingredientes:

 1 kg de lombo de porco

300 gr de toucinho

Sal

Especiarias (cominho, tomilho, pimenta-do-reino, noz moscada)

3 couves lombardas

1 colher de sopa de manteiga

Queijo ralado

Uma porção de amêndoas torradas ou pinhões

 

Preparação:

O lombo de porco e a banha em rama cortam-se aos bocadinhos e tempera-se com sal, bastantes especiarias e pimentas, e deixa-se ficar assim de um dia para o outro.

Três couves lombardas, bem repolhudas e frescas, levam-se a cozer em água e sal. Depois de cozidas tiram-se para um passador para escorrer bem a água e separa-se o toucinho.

A carne que temperámos na véspera vai ao lume a passar um bocado e, de seguida, pica-se na máquina uma ou duas vezes se for necessário. A gordura que a carne vai deixando, deita-se numa molheira assim como a que escorre da máquina quando se está a picar.

Depois de tudo isto, temos a carne picada, o molho na molheira e as couves cozidas. Então vamos agora terminar este cozinhado.

Num tabuleiro de ir ao forno e à mesa, deitamos uma colher de manteiga e leva-se ao calor para que o tabuleiro fique bem untado. No fundo do tabuleiro, põe-se uma porção de couves que se temperam com pimenta, noz moscada e queijo ralado, e regam-se com um pouco de gordura que temos na molheira.

Deitamos sobre as couves toda a carne picada e sobre elas pinhões (125 grs.). Cobre-se com o resto das couves e sobre elas o mesmo tempero que deitámos na primeira camada, e amêndoas levemente torradas e cortadas às tirinhas (125grs.).

Vai ao forno a alourar e aquecer bem. O queijo será ideal se for metade Gruyére e metade Parmesão.

Serve-se bem quente. 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Ultimas Noticias

Correio da Manhã

Junta de Freguesia de Vinha da Rainha  - geral@jfvinhadarainha.pt - Tel:239587140