População

A freguesia de Vinha da Rainha contava com 1583 habitantes em 2001, e com 1397 em 2011.

Analisando percentualmente o universo populacional da freguesia, verifica-se que a faixa etária com maior expressão compreende os habitantes dos 25 aos 64 anos, com 50,54%, seguida dos indivíduos com mais de 65 anos, 30,99%.

Com 4,65% encontra-se a população entre os 20 e os 24 anos, e com 9,38%, a população dos 0 aos 14.

A população masculina em 2011 era a de 660 indivíduos, e a feminina, de 737.

Classificada como Área Predominantemente Rural, apresentava nesse mesmo ano 943 alojamentos familiares.

Historial

A freguesia de Vinha da Rainha pertence ao concelho de Soure, de cuja sede dista 12 quilómetros. Com uma área de 20,4 quilómetros quadrados, faz fronteira com as freguesias de Gesteira, Samuel e Soure, do Concelho de Soure, assim como com as freguesias de Almagreira e Louriçal do Concelho de Pombal e também com as freguesias de Alqueidão e Borda do Campo do Concelho de Figueira da Foz. Integrada no distrito de Coimbra, Vinha da Rainha prima pela beleza das paisagens e pela simpatia das suas gentes.

O topónimo da freguesia deriva do vocábulo do latim vulgar “vinea”, que significa “vinha”, ao qual se adicionou a palavra “rainha”.

O orago de Vinha da Rainha é Nossa Senhora da Graça. Em 1830, na Capela das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo em Paris, a noviça Irmã Catarina Labouré, teve uma visão de Nossa Senhora. A Virgem Santíssima estava de pé sobre um globo, segurando com as duas mãos um outro globo menor, sobre o qual aparecia uma cruz de ouro. Dos dedos das suas mãos partiam raios luminosos em todas as direções. Num gesto de súplica, Nossa Senhora oferecia o globo ao Senhor. A mesma visão repetiu-se várias vezes, sobre o sacrário do altar-mor. Nossa Senhora aparecia sempre com as mãos cheias de graças estendidas para a Terra. Surgiu assim o culto a Nossa Senhora da Graça pois a Irmã Catarina ouviu no princípio da visão as palavras “Estes raios são o símbolo das Graças que Maria Santíssima alcança para os homens”.

freg-vinharainha-mapa1b

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Ultimas Noticias

Correio da Manhã

Junta de Freguesia de Vinha da Rainha  - geral@jfvinhadarainha.pt - Tel:239587140